À Vista ou Parcelado: Descubra a melhor opção

À vista ou parcelado? Essa pergunta vai surgir muitas vezes, principalmente quando você está pensando em realizar uma compra ou quando precisa pagar alguma dívida de custo alto. Existem pessoas que defendem com unhas e dentes que pagar à vista tudo que for possível é a melhor opção. Por outro lado, existem pessoas que defendem o parcelamento, nos casos de juros baixos ou zerados. Isso pode te deixar confuso, mas cada caso é um caso e nós estamos aqui para te ajudar. Por isso, preparamos um artigo com todas as informações para você tomar a decisão mais correta. Confira:

Veja também:

Como parcelar compras à vista no Nubank

Dicas práticas para você começar a planejar sua aposentadoria

Como começar a guardar dinheiro

Quais as vantagens de comprar à vista

É importante que você compare as duas opções e estude cada uma delas com cautela. Então nós trouxemos um compilado com as vantagens de fazer compras à vista, veja:

1. Você tem mais controle

Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem fazer um planejamento financeiro e acabam caindo na desorganização, não pense duas vezes, faça a compra à vista. Dessa forma, você só precisa lidar com os gastos daquele mês, evitando as preocupações com as faturas de cartão de crédito. Os cartões podem ser um problema, principalmente se você tem muitos, o que resulta em confusão na certa.

2. Não vai comprometer o futuro

Quando você paga suas contas à vista com o dinheiro que tem no momento, você está evitando comprometer os seus planos futuros, até mesmo aqueles que nem descobriu ainda. Um mau exemplo que acontece muito é o das pessoas que fazem dívidas no segundo semestre, esperando receber o 13º salário no fim do ano.

3. Você vai se sentir mais tranquilo e animado

A gente sabe como é horrível ir dormir pensando nas dívidas pendentes e como é prazeroso ter todas as contas em dia. Quando você paga algo à vista, irá sentir um misto de boas sensações, como esforço recompensado e tranquilidade.

4. Direito aos descontos

Um mito muito comum entre os brasileiros é o de que uma compra parcelada sem juros não tem nenhum custo adicional. No entanto, nesse caso, os juros já estão sendo cobrados dentro do valor do produto. Isso acontece pelo fato de que nada pode ter o mesmo preço hoje e daqui a 12 meses. Algo que influencia muito nisso é a própria inflação.

Dessa forma, 12 vezes sem juros e valor à vista não são a mesma coisa. Então o valor à vista precisa ser mais baixo, é assim que as negociações funcionam. Quando for comprar algo à vista, não hesite em pedir um desconto e economizar bastante dinheiro, principalmente se você for pagar em dinheiro, pois o comerciante irá economizar com as taxas da maquininha de cartão.

Quais as vantagens de comprar parcelado

Você viu que comprar à vista tem muitas vantagens interessantes, mas nem sempre essa deve ser a escolha. As compras parceladas também tem suas vantagens e nós vamos te mostrar algumas delas.

1. Você pode investir o seu dinheiro enquanto paga as parcelas

Você pode acabar se deparando com uma loja que não vai te dar desconto quando comprar à vista, deixando o preço igual no caso do parcelamento. Nessa situação, se você já tem o dinheiro para pagar à vista e o valor é igual se você for pagar parcelado, é mais benéfico que você deixe seu dinheiro investido. Dessa forma, conforme você paga suas parcelas, o dinheiro vai render com os juros em alguma reserva. Por isso é importante que você se organize financeiramente.

2. Você pode comprar sem ter o dinheiro na hora

Os cartões de crédito mudaram o mundo completamente, pois podemos comprar sem ter todo o dinheiro em mãos. O mais recomendado é que você tenha uma reserva de emergência, mas se você não tiver o dinheiro e estiver precisando comprar algo urgentemente, leve o parcelamento em consideração.

Só se lembre de pagar todas as suas parcelas no prazo estipulado, pois caso atrasadas, a cobrança de juros irá desencadear um desastre no seu controle financeiro.

Analise sua capacidade de pagamento

Na hora de tomar a decisão entre à vista ou parcelado, é importante que você leve em conta sua capacidade de pagamento.

Caso não tenha o dinheiro para pagar a compra à vista e consiga manter uma reserva de emergência, use o parcelamento sem medo. No entanto, quando for parcelar você precisa pensar se será capaz de pagar todas as parcelas de acordo com o seu lucro mensal.

Outro ponto para se pensar é o número de parcelas e o tempo que você vai se comprometer com elas. Pense em quanto tempo você pretende ter aquela dívida e, principalmente, se novas dívidas irão surgir no meio do caminho.

Analisar a sua situação atual e futura é crucial para que você não acabe se endividando. Nossa dica é que você crie uma planilha com todos os seus gastos e lucros, que pode ser consultada quando você estiver na dúvida entre à vista ou parcelado.

Pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelado?

Vamos ser diretos, pagar esses impostos à vista vai ser muito mais vantajoso para você. No entanto, é muito comum que as pessoas que não possuem um planejamento financeiro de qualidade, acabem parcelando o IPTU e o IPVA. Isso acontece porque essas pessoas não tinham uma reserva financeira para pagar esses impostos no início do ano.

Todavia, os descontos que você vai ganhar ao pagar os impostos à vista, mesmo que não sejam muito grandes, vão te render uma quantia considerável. Então a mensagem é simples, se você juntar dinheiro para pagar os impostos no ano que vem, irá pagar menos.

Mas se você não tiver o dinheiro para pagar à vista, não precisa gastar todas as suas economias de uma vez só com os impostos. Use o parcelamento de maneira mais eficaz e estudada.

Quando pagar à vista

  • Quando você já tinha o dinheiro guardado e não vai precisar mexer na sua reserva de emergência;
  • Caso a taxa de juros das parcelas forem muito altas;
  • Quando a loja te oferecer um desconto;
  • Quando você não é uma pessoa organizada no lado financeiro;
  • Nos casos em que o parcelamento vai comprometer seu planejamento futuro, principalmente quando novas dívidas estão para chegar.

Quando comprar parcelado

  • Quando você não vai ter direito aos descontos na hora e pagar à vista e o parcelamento não tiver juros muito altos;
  • Quando você tem o dinheiro do valor do produto, mas pode usá-lo para investir e gerar lucros;
  • Na situação em que você precisa comprar algo, mas não tem todo o dinheiro;
  • Quando o pagamento à vista vai comprometer sua reserva de emergência.

Conclusão: À vista ou parcelado?

Enfim, são muitos pontos para serem analisados e a verdade é que essa decisão vai depender da situação de cada pessoa. Dessa forma, conheça muito bem o seu lado financeiro, sua capacidade de pagamento e quais são as suas prioridades.

É necessário que você seja consciente e pense antes de fazer qualquer tipo de compra, avaliando a necessidade daquilo e quais são as alternativas.