como aumentar score de crédito

Como aumentar o score de crédito: Confira nossas dicas

O seu score está muito baixo e você está sem saber o que fazer? Não se preocupe, pois nós preparamos um artigo com todas as informações e dicas para te ajudar a aumentar sua pontuação dentro de um mês. Não existe nenhuma mágica ou segredo, muito mesmo gastos com empresas especializadas para tanto. Acompanhe o texto e veja como aumentar o score de crédito.

Veja também:

Como começar a guardar dinheiro

Dicas práticas para você começar a planejar sua aposentadoria

Como parcelar compras à vista no Nubank

O que é o score de crédito?

Score é uma palavra proveniente da língua inglesa e que tem como significado pontuação. Assim, de maneira resumida, o score de crédito são os pontos que indicam quais são as chances de uma pessoa conseguir pagar suas contas fielmente dentro dos prazos estipulados.

Essa pontuação foi criada com o objetivo de analisar os riscos de inadimplência dos consumidores brasileiros, por isso ela está diretamente ligada com o comportamento financeiro de cada um. O cálculo utiliza regras de probabilidade e estatística, sendo que o valor varia entre 0 a 1.000.

O score usa como fatores influentes se você atrasa ou não suas contas, o seu uso de produtos de crédito, como cartões e empréstimos, dívidas pendentes, negociações de dívidas, entre outros pontos.

Como aumentar o score?

É verdade que você pode aumentar o seu score dentro de 30 meses. A própria Serasa anunciou o Score Turbo, uma ferramenta de negociação de dívidas dentro da plataforma. Nesse caso, assim que você realizar os pagamentos pendentes, sua pontuação vai aumentar.

Se você não tem dívidas no Serasa, confira 4 dicas para aumentar o seu Score.

1. Limpe o seu nome o quanto antes

Não existem dúvidas de que o fator que mais influencia a pontuação é o fato de ter ou não dívidas pendentes. Assim, se você estiver com o nome sujo, essa situação precisa ser solucionada com pressa. O seu nome pode acabar sujo devido a vários fatores, como o cheque sem fundo. Quanto mais tempo você demorar para quitar suas dívidas no CPF, mais difícil será para resolver o problema e limpar seu nome.

2. Atualize seus dados na Serasa, Boa Vista SCPC, SPC e outras plataformas de proteção ao crédito

Esse passo é bastante simples e fácil. Se qualquer empresa for fazer a consulta dos seus dados e eles estiverem desatualizados, ela certamente vai desconfiar. Assim, você precisa manter as suas informações pessoais sempre atualizadas, como seu nome, endereço e número de telefone. Isso vai ajudar a aumentar seus pontos.

3. Mantenha o Cadastro Positivo aberto.

O Cadastro Positivo tem a função de fazer o acompanhamento do seu nível de pontualidade ao pagar as contas. Assim, o score utiliza essa ferramenta como uma forma de avaliar o perfil mais profundamente.

4. Pague sem atrasos

Uma vez que o seu Cadastro Positivo está aberto, suas contas do cotidiano vão ser muito importantes, como as água e telefone. Claro que você também precisa se preocupar em pagar tudo em dia, nada de atrasos.

Faça a consulta de score online

Cada plataforma de proteção ao crédito usa um sistema de cálculo diferente. Assim, você pode acabar tendo uma pontuação diferente dependendo da plataforma.

Score Serasa

Essa é a plataforma mais conhecida entre os brasileiros. No seu sistema, os pontos variam entre 0 a 1.000, representando as chances do consumidor acabar inadimplente no futuro. De maneira simples, quem tem uma pontuação muito baixa possui mais riscos de acabar com o nome sujo por dívidas pendentes. Você pode fazer o seu cadastro e acessar o Serasa pela internet ou pelo aplicativo oficial. A consulta de pontuação é gratuita.

Score Boa Vista SCPC

Boa Vista SCPC é outra plataforma que também te permite consultar sua pontuação sem ter que pagar nada. Você só precisa acessar o site oficial, fazer seu cadastro e verificar seus pontos. A variação também é entre 0 a 1.000, levando em conta seu comportamento financeiro, dados de cadastros e outros fatores. O score também vai considerar os pedidos de cartões de crédito ou de aumento de limite de crédito.

Score SPC

O SPC também é muito famoso, mas cobra seus usuários para fazer a consulta ao score do CPF. Você também pode fazer a consulta pela internet, mas tem que pagar uma taxa de R$ 9,90. Na plataforma, a consulta simultânea do SPC e Serasa custa R$ 16,70.

O Cadastro Positivo aumenta o score?

Você precisa entender que o Cadastro Positivo tem como função acompanhar o seu comportamento no cotidiano, se você paga pontualmente, por exemplo. Então, se você manter suas dívidas em dia, o seu Cadastro Positivo irá transparecer um bom consumidor para o mercado, beneficiando seus pontos. Por outro lado, atrasar contas ou não ter o Cadastro Positivo aberto vai deixar o mercado desconfiado, pensando que você está tentando esconder algo.

CPF na nota aumenta o score?

Colocar seu CPF na nota fiscal das suas compras no dia a dia, como compras em supermercados, farmácia, entre outras, não vai influenciar em nada o seu score de crédito. Isso é apenas um mito.

Você pode pagar para aumentar o score?

Não existem maneiras de pagar para aumentar a sua pontuação. Na verdade, se você se deparar com uma oferta do tipo, trata-se de um golpe. Não acredite em pessoas que se apresentam como funcionários do serviço de proteção ao crédito, pois você pode acabar perdendo seu dinheiro atoa.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

De maneira geral, a sua pontuação é bastante dinâmica e sempre vai passar por alterações quando acontecer alguma coisa no seu CPF. É simples, se você estiver com dívidas pendentes, por exemplo, seus pontos vão diminuir. Por outro lado, para aumentar seus pontos você vai ter que se comportar como um consumidor consciente, que sempre está pagando tudo em dia. Coloque suas contas no seu CPF e com o passar dos meses seus pontos vão aumentar vagarosamente. Não pense que será algo instantâneo e fácil.

Com um score alto, você vai ter acesso ao crédito com muito mais facilidade, além de condições mais interessantes.

Conclusão

Como uma última dica de bônus para você, outra maneira de manter seus pontos crescendo é evitar as consultas de crédito com frequência. Ou seja, não pedir crédito em diversas instituições ao mesmo tempo. Você pode tentar juntar mais dinheiro, para evitar estar usando o crédito e pagar seus gastos à vista. Seja consciente e sua pontuação irá aumentar como recompensa dos seus esforços.