Como fazer um currículo digital

Existem vários tipos de currículos que podem ser considerados currículos digitais, veja abaixo como fazer o seu digital .

O currículo em Word ou outros editores de texto salva o arquivo em PDF, são os mais utilizados, este documento é então enviado para os recrutadores, que podem analisá-lo digitalmente, sem imprimir nada. O currículo digital em PDF tem menos chances de desformatar do que outros formatos no momento em que os recrutadores abrem o documento, seja em seus computadores ou celulares.

COMO CRIAR UM CURRÍCULO:

Quando for criar um currículo saiba colocar palavras chaves para os softwares encontrem as palavras que os recrutadores buscam. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • Leia atentamente os requerimentos e responsabilidades listados na descrição da abertura de emprego. Saiba exatamente o que o empregador está procurando. 
  • Use as palavras-chave da sua área: além do que foi listado na vaga de emprego, você pode pesquisar sobre o que empregadores costumam procurar em candidatos para a sua área. Novamente, liste apenas as habilidades que você realmente possui.
  • Divida seus currículos em partes, crie um começo, meio e fim!

Existem alguns pontos indispensáveis no currículo e, eles devem ser preenchidos com o máximo de atenção e clareza. São eles:

  • Objetivo: é importante descrever os objetivo em uma ou duas frases
  • Experiência: é necessário inserir as experiências em ordem cronológica inversa, ou seja, do posto atual ou mais recente ao mais antigo
  • Formação: é importante adicionar todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios
  • Referências: esse ponto é importante para consulta do recrutador

DICAS PARA PREENCHIMENTO DO CURRICULO DIGITAL

1- SEJA VERDADEIRO

Sempre quando for em alguma entrevista de emprego, ou até mesmo no currículo, nunca acrescente informações falsas, sempre coloque informações reais, muitas pessoas aproveitam para deixar algumas experiências mais enxutas, ou aumentar o nível de qualificação e domínio de algumas atividades, sistemas e línguas. é super errado e as vezes isso pode acabar impactando negativamente no momento da entrevista.

2- INSIRA AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA ORGANIZADA

Dados pessoais, Objetivo, Experiência, Formação e Referências, essas informações são obrigatórias para que o currículo tenha qualidade. Por isso, dispor de cada uma delas de forma ordenada, seguindo um padrão é importantíssimo.

3- EVIDENCIE AS QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIAS

Sempre deixe evidente todas as qualificações e experiências, pois são elas que farão com que o currículo se destaque em meio aos muitos que as empresas recebem todos os dias. Outra dica super importante,  quando você for chamado para uma entrevista, imprima o seu currículo, mesmo com o digital, e leve com você. Pode ser útil se os recrutadores decidirem conversar sobre algum ponto específico.

Quando estiver criando seu currículo cuidado com a fonte que você vai escolher,  utilize sempre algum tipo de letra comum, que já venha instalada nos sistemas operacionais mais populares, para garantir que ela continuará a mesma fonte profissional que você escolheu, não importa em que tipo de computador o recrutador abra o arquivo. Uma boa pedida é a Times New Roman.

A ortografia no currículo digital é tão importante quanto em qualquer outro tipo, algumas pessoas têm dificuldade de encontrar erros na tela do computador. Se for seu caso, não confie apenas no sublinhado vermelho, utilize outras maneiras de achar o erro,do seu editor de textos, imprima o documento.

  • Passe o texto para outro aparelho, como seu celular. Isso te ajudará a ler o texto com outra perspectiva
  • Mude a fonte para a revisão. Esta é outra técnica para revisar textos digitais que facilita revisar o próprio texto
  • Peça para outra pessoa revisar. Não tenha vergonha de pedir ajuda
  • Use um site de revisão gramatical. É só jogar no Google e você encontrará vários em que é só colar o texto e o site revisa sua ortografia.

Agora que você já sabe como fazer seu o currículo passo a passo, irei disponibilizar este site para que você possa estar fazendo o seu.